Governança Corporativa é o conjunto de políticas, procedimentos, regras, convenções, padrões e guias que dirigem e controlam uma iniciativa. Ela estabelece os responsáveis e suas atribuições quanto às diversas ações e decisões que envolvem a gestão. Portanto, trata-se de uma estratégia chave para administrar o dia-a-dia de um sistema e planejar sua evolução estruturada

É o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e  controladas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

O objetivo da Governança Corporativa é justamente criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja 100% alinhado com o interesse dos acionistas.
A empresa que opta pelas boas práticas de Governança Corporativa adota como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa.

Os princípios básicos de Governança Corporativa são: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso e contribuindo para sua longevidade.

 fluxo

 

As atividades da ALGÁS são orientadas por documentos que regem o compromisso da Companhia com a ética e com a transparência.

Por meio do Estatuto Social e Regimento Interno, constituído em estrito cumprimento às exigências legais, a empresa estabelece normas reguladoras, bem como competências dos seus Órgãos de Administração.

A construção do primeiro Planejamento Estratégico da história da ALGÁS tem potencializado os resultados da companhia servindo como uma moderna ferramenta que permite a análise de cenários futuros, antecipando fatos, preparando a empresa para situações de incertezas, direcionando e otimizando esforços para o alcance dos seus objetivos de expansão.

Propósito e Princípios

A partir da redefinição de seu propósito e princípios, que se tornaram elementos vitais para o planejamento das estratégias da empresa, a ALGÁS começou a se declarar como uma empresa de integração energética, ultrapassando a condição de mera distribuidora de gás natural e assumindo seu importante papel como vetor de desenvolvimento do Estado.

A companhia expressa sua identidade organizacional por meio de um Ba Guá, onde ao centro se destaca o Propósito da ALGÁS e ao redor os Princípios de Gestão 

bagua